Paraná desenvolve nova matriz curricular para formação e atualização de policiais civis
O trabalho, que faz parte do Plano Estratégico 2019-2023 instituído pela gestão atual, vem sendo feito ao longo deste ano através da Escola Superior de Polícia Civil e busca modernizar o plano de ensino e trazer melhorias tanto para os policiais civis como para a sociedade
(Foto: PCPR)
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está desenvolvendo uma nova matriz curricular de formação e atualização dos policiais civis do Estado. O trabalho, que faz parte do Plano Estratégico 2019-2023 instituído pela gestão, vem sendo feito ao longo deste ano através da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) e busca modernizar o plano de ensino e trazer melhorias tanto para os policiais civis como para a sociedade.
O quadro de ensino ficou dividido em seis áreas temáticas, que vão de investigação até relações com a sociedade. São elas: investigação policial criminal; conhecimento jurídico-criminal; inquérito policial e PPJ-e; gestão administrativa institucional e planejamento; operação policial; e formação humanista e cultura geral
As mudanças, além de trazer melhorias na formação de conhecimento dos policiais, têm como objetivo auxiliar na visão de plano de carreira, visto que o servidor passa a visualizar quais áreas temáticas de formação e aperfeiçoamento têm para se especializar.
O delegado-geral Silvio Rockemback afirma que as mudanças no quadro de ensino eram metas a serem alcançadas pelo Plano Estratégico. “É uma forma de aperfeiçoar o serviço, uma vez que o atendimento prestado à população pelo policial guarda uma relação direta com o nível de qualificação e capacitação que a corporação disponibiliza para os servidores. É um grande avanço para que se atinja o nível de excelência nas atividades de polícia judiciária”, afirmou.
O delegado Rafael Ferreira Vianna, diretor da Escola, disse que a matriz busca enquadrar disciplinas básicas de formação, intermediárias para atualização e matérias avançadas para a especialização dos servidores. “O policial civil, ao entrar na carreira, já poderá visualizar quais áreas do conhecimento precisará dominar para ser um bom policial, podendo ao longo de sua vida profissional definir em qual campo pretende aprofundar os estudos e se especializar”, disse.
Os benefícios das mudanças e melhorias realizadas na matriz curricular também alcançarão a sociedade, já que a formação nivelada interfere no trabalho desempenhado diariamente pelo policial civil. “A formação mais completa do policial vai permitir que o serviço prestado por ele seja mais técnico e eficiente ao público”, ressaltou Vianna.
As reuniões de ajuste do plano de ensino contaram com a presença do diretor da Escola, policiais, professores e juristas para determinar as mudanças e melhorias, em consonância com a matriz curricular sugerida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ).
PROFESSORES
A nova matriz curricular traz o diferencial da habilitação de professores para compor o corpo docente permanente da ESPC, que será realizada através de processo seletivo interno.
Com as áreas temáticas definidas, ficará a cargo dos docentes a definição das ementas e o conteúdo programático das disciplinas que compõem o quadro. A estruturação permite que a ESPC tenha uma organização acadêmica, ensino e pesquisa bem definidos.
PLANO ESTRATÉGICO
As melhorias no quadro de ensino da formação de policiais civis fazem parte do plano estratégico da PCPR 2019-2023, instituído pela atual gestão, o qual tem o objetivo de gerar desenvolvimento institucional a médio e longo prazos.
A escolha da nova matriz curricular visa trazer para a instituição reconhecimento pela excelência na investigação criminal técnica científica e ponto de referência em gestão de segurança pública. Com isso, os resultados das investigações poderão ser entregues com mais eficiência e precisão à sociedade.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ESFRIÔ, NÉ?Guarapuava e mais 33 cidades do Paraná estão em alerta laranja, com possibilidade de neve entre essa terça (17) e quarta(18)
Alerta vale das 21h de hoje até às 09h de amanhã
17/05/2022 14h50 -
EM ALTAParaná é o terceiro Estado em número de acidentes em rodovias federais
Dados foram divulgados pela PRF nesta terça (17)
17/05/2022 14h35 -
ALERTASaúde relata tentativa de acesso indevido a plataformas do SUS
Funcionamento de aplicativos deve ser normalizado nesta tarde
17/05/2022 14h27 -
OPORTUNIDADESIndústria abre 70 vagas de trabalho em Guarapuava e região
Vagas são para auxiliar de produção para o Projeto Noel de panetones
17/05/2022 14h00 -
SELEÇÃO BRASILEIRA Tite convoca Léo Ortiz para jogos da seleção brasileira em junho
Zagueiro poderá atuar nos amistosos contra Japão e Coreia do Sul
17/05/2022 13h37 -
ONDA DE FRIOInmet monitora possível evolução de ciclone para tempestade Yakecan
Onde de frio continuará no centro-sul do Brasil, nos próximos dias
17/05/2022 13h25