Parte do imposto de renda pode beneficiar 12 projetos sociais em Guarapuava

A destinação acontece por meio do Fundo Municipal para Infância e Adolescência (FIA) ou para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDP)

25/11/2021 09H39

(Foto: Freepik)

Em Guarapuava, 12 instituições podem ter o apoio dos contribuintes através da destinação de parte do Imposto de Renda (IR) devido ao fazer a declaração. É possível destinar até 6% do IR para projetos sociais sem nenhum prejuízo ou acréscimo ao valor da declaração. “É a possibilidade de contribuir para uma iniciativa social, que não vai onerar o contribuinte. Além disso, as contribuições serão destinadas ao fundo de Defesa da Criança e do Adolescente e ao Fundo do Idoso, do próprio município, especialmente agora que a pandemia expõe tão abertamente as vulnerabilidades sociais, abrindo novos caminhos para políticas públicas”, destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosângela dos Santos Virmond. 

A contribuição pode ser destinada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que atua em favor dos direitos da criança e adolescente e tem como representantes a própria sociedade civil organizada. E também, neste ano, ao Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), que busca assegurar os direitos da pessoa com mais de 60 anos, criando condições para sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. 

A destinação acontece por meio do Fundo Municipal para Infância e Adolescência (FIA) ou para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDP). 

Instituições que podem ser beneficiadas pela destinação feita ao FIA:

– Inst. de Ação Social  Renascer

– Instituto João Paulo II

– Instituto Dom Bosco

– Caritas Socialis

– Assoc. Canaã

– Assoc. Anjos Inocentes

– Assoc. dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Guarapuava – APAE Guarapuava

– Assoc. dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais – APADEVI

– Assoc. Beneficente das Senhoras de Entre Rios – ABSER

Já as instituições que podem ser beneficiadas pela destinação feita ao FMDPI são:

– Assoc. Casa de passagem e apoio a pessoa com câncer -ACPAC

– Assoc. de estudos, pesquisas e auxílio às pessoas com Alzheimer – AEPAPA

– Serviço de obras sociais Airton Haenisch -SOS Guarapuava

Para saber mais sobre os projetos das instituições é possível acessar o Banco de Projetos, no site da prefeitura. 

COMO DOAR:

Os contribuintes poderão deduzir do imposto DEVIDO na Declaração do Imposto sobre a Renda, o total das doações feitas ao FIA e FMDPI, obedecidos os seguintes limites e condições:

– Pessoa jurídica optante pelo Lucro Real: 1%, sem qualquer ônus para a empresa. 

– Pessoa física que apresenta declaração de ajuste anual no modelo completo: 6% ou 3%, entre os dias 01 de janeiro e 29 de abril, sem prejuízo de outras deduções (dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia).

É preciso que seja preenchido no formulário fornecido pelo COMDICA e pelo CMDI.  

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email: conselhos@guarapuava.pr.gov.br ou pelo telefone da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (42)3623-7995 – ramal 120 (Sec. Executiva dos Conselhos)

Deixe seu comentário:

Veja Mais