Pesquisa desenvolvida na Unicentro terá enfoque na vivência de alunas indígenas na universidade
A pesquisa tem como objetivo compreender os desafios enfrentados por estudantes indígenas da Unicentro
O projeto “Memórias de Resistências: ser mulher e estudante indígena no ensino superior do estado do Paraná” é um dos contemplados pelo Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária. O projeto é coordenado pela professora Juliane Sachser Angnes, do Departamento de Secretariado Executivo (Desec).
A pesquisa tem como objetivo compreender os desafios enfrentados por estudantes indígenas da Unicentro, no que diz respeito à permanência e integralização curricular. Todo o processo será a partir das memórias de resistências das estudantes. O projeto ainda se pauta na perspectiva teórica e histórica centrada em estudos organizacionais.
A pesquisa, como explica a professora Juliane, permitirá dar visibilidade a uma dinâmica que é pouco debatida nas universidades. “A partir da realidade vivenciada na universidade, buscamos discutir o processo de construção das territorialidades étnicas, sociais e políticas, valorizando o protagonismo indígena feminino”, explica.
Para a professora Juliane, a bolsa de produtividade oportuniza que a pesquisa cumpra um importante papel social. “Significa a possibilidade de poder ter um mapa científico sobre as mulheres indígenas nas universidades paranaenses. Uma oportunidade única e desenvolver pesquisas aplicadas com o contexto de campa, e não, para o contexto de campo. É a pesquisa científica cumprindo seu papel social”, diz.
Além da professora Juliane, outros docentes da Unicentro também foram contemplados na Chamada Pública 23/2023 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária: Carla Luciane Blum (Deped/G); Daiana Novello (Denut); Edson Santos Silva (Delet/I); Geyso Dongley Germinari (Dehis/I); Maria Cleci Venturini (Delet/G); Nincia Cecília Ribas Borges Teixeira (Delet/G); Sueli Percio Quinaia (Deq); e Valdirlei Fernandes Freitas (Defis).
(Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado)
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