Precisamos respeitar o ritmo das crianças

* Por Emanuele Marcondes

09/06/2022 10H16

Respeitar o ritmo das crianças está ligado ao bom desenvolvimento do sistema nervoso somático,que corresponde à parte do sistema nervoso que controla a musculatura esquelética,que é responsável pela nossa locomoção e outros movimentos voluntários, tem como função produzir respostas ao ambiente externo que podem ser controladas conscientemente. Quando respeitamos o ritmo das crianças ao invés de impor suas ações, permitimos que elas criem consciência sobre a importância de si dentro delas e na sua existência. Respeitar o ritmo das crianças é deixar com que elas estabeleçam sua interação com o mundo externo, e entendam a importância de seus movimentos.

As crianças são inteligentes, e possuem seu próprio instinto de desenvolvimento, o que nós adultos devemos fazer é respeitar o ritmo de cada um, oferecer um ambiente preparado para essa criança se desenvolver e aprender, e entender que de resto a criança tem capacidade para interagir no mundo.

Quando entendemos que a criança depende menos de nós do que acreditamos, aprendemos a respeitar suas particularidades, o que é essencial para que então elas possam evoluir, qualquer atitude que desconsidere o ritmo da criança a força a ter contato com situações, temas e assuntos que não correspondem ao seu estágio de aprendizagem,isso pode prejudicar seu desenvolvimento cognitivo,físico e emocional, desmotivando-as de buscar novos aprendizados.

Amigos, o convite de hoje é: deixem as crianças serem. Elas possuem seu desenvolvimento natural, e respeitar a natureza é o mínimo que todos devemos fazer dentro da sociedade.

Interromper, acelerar ou diminuir o ritmo das crianças é como tirar a borboleta do casulo antes da hora dela estar pronta.

Quando respeitamos o ritmo das crianças, respeitamos sua existência, seu corpo e sua alma. O desenvolvimento também anda ao lado da autoestima, da forma como a criança se vê, e por isso quando respeitamos, também ajudamos na construção do seu eu e da maneira que se enxergam. Não podemos comparar uma criança com outra, pois cada ser possui suas singularidades e se desenvolve de acordo com sua natureza.

Vamos acolher mais e confiar na capacidade das crianças, elas são mais inteligentes do que possamos imaginar.

Emanuele Marcondes

Me chamo Emanuele Marcondes e tenho 26 anos, sou apaixonada pela vida e pela oportunidade de sermos alguém melhor. Sempre fui uma grande leitora, gostava de ler revistas, livros e etc. O amor pela leitura me tornou uma pessoa sensível com as palavra

Deixe seu comentário:

Veja Mais