Prefeito Celso Góes assina ordem de serviço que possibilita o funcionamento do escritório da JUCEPAR no Paço Municipal

“O setor de contabilidade e de finanças é um dos mais importantes do poder público", afirmou o prefeito

24/04/2024 17H00

Em comemoração ao Dia do Contabilista, que é celebrado em 25 de abril, na manhã desta quarta-feira (24 de abril), o prefeito Celso Góes e o secretário Municipal de Finanças, Diocesar Costa de Souza, assinaram a ordem de serviço para possibilitar o funcionamento do escritório da Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR) no Paço Municipal. 

“O setor de contabilidade e de finanças é um dos mais importantes do poder público. É por esse setor que as coisas acontecem, ou seja, nenhum projeto sai do papel se não passar pela Secretaria de Finanças. Muitos não veem, mas são esses servidores tornam possíveis nossas ações e trabalham muito para isso. Então, essa classe merece todo nosso respeito e precisa ser valorizada cada dia mais. E o funcionamento da JUCEPAR em nosso Município, diz respeito a isso, pois demonstra que o trabalho executado aqui é diferenciado”, discorreu o prefeito Celso Góes. 

“Este dia é muito especial, principalmente para a nossa classe contábil. Pois ter a JUCEPAR atuando junto à nossa Pasta, é de extrema importância. Isso reflete diretamente em nosso trabalho. Nos últimos anos, o nosso setor passou por algumas mudanças no que diz respeito à modernização e tecnologia. Implantamos diversas ferramentas com o objetivo de otimizar e agilizar os atendimentos prestados aos contribuintes. E para entender a importância das atividades desempenhadas em nossa Secretaria, é importante destacar o número de atendimentos prestados. Somente no ano de 2023, nos guichês presenciais, atendemos mais de 32 mil pessoas. Foram emitidas mais de 654 mil guias para pagamentos de taxas, e tivemos mais de três milhões de acessos em nosso site Atende.net. Destas visitas virtuais, mais de um milhão delas foram direcionadas à Secretaria de Finanças, divididos em nossos cinco Departamentos. E tudo isso demonstra a importância e grandiosidade do nosso trabalho”, sublinhou o secretário Municipal de Finanças, Diocesar Costa de Souza.

Criada em 1892 pela Lei Estadual n° 32, de 2 de julho daquele ano, a JUCEPAR, atualmente, é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Lei nº 21.352 de 1 de janeiro de 2023) e está tecnicamente integrada com o Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI); atualmente integrante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O órgão faz parte da estrutura da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo. Possui receita própria, independente do Tesouro Geral do Estado. 

Além de garantir a existência legal das empresas, a Junta Comercial do Paraná também assegura o exercício normal da atividade dos agentes auxiliares do comércio como os leiloeiros, tradutores públicos, trapicheiros e administradores de armazéns gerais.

“Temos como principal missão em nosso trabalho, desempenhar com excelência o Registro Público das empresas no Estado do Paraná, dando garantia, publicidade, autenticidade e segurança aos atos jurídicos. Além disso, promovemos o desenvolvimento econômico do nosso Estado por meio da informação mercantil disponibilizada com qualidade e transparência. Por isso, é com muito orgulho que digo que nenhuma empresa funciona com seguridade se não passar pela Junta (Comercial do Paraná), disse o diretor-presidente da JUCEPAR, Marcos Sebastião Rigoni de Mello. 

Eva Schran, que é presidente do Conselho Regional de Contabilidade, e delegada do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (SESCAP-PR), além de integrante da comissão gestora nacional de aprimoramento técnico-cultural, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), falou da importância da JUCEPAR para a população de Guarapuava. Ela considera que a presença do órgão no Município vai ao encontro da modernidade e das conquistas do setor contábil, uma vez que esses profissionais são fundamentais para a população e para o funcionamento das empresas.

“Eu me sinto muito honrada como guarapuavana, servidora e profissional da área contábil, por estar  presente neste dia. A Junta Comercial do Paraná é referência em todo o País. Depois que o Rigoni assumiu a direção, ele conseguiu transformar e modernizar a organização. Por isso, é uma honra ter a presença dele aqui para a assinatura da implantação da JUCEPAR em nosso Município. Isso é muito importante e reflete o quanto a nossa cidade está cada vez mais moderna e desenvolvida”, finalizou Eva. 

Estiveram presentes na cerimônia secretários e servidores municipais, além de vereadores e outras autoridades do Estado do Paraná.

Deixe seu comentário:

Veja Mais