Prefeitura de Guarapuava inicia programa "Férias com Inovação" para o público infantil
Projeto transforma o período de férias em uma experiência educativa, com oficinas práticas de robótica e impressão 3D
Foto: Secom
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, iniciou nessa segunda-feira (12 de janeiro de 2026), o programa Férias com Inovação, uma iniciativa educacional voltada a crianças de 6 a 10 anos que promove o aprendizado prático em tecnologia durante o período de recesso escolar.
O projeto tem como objetivo transformar as férias em uma período de aprendizado, unindo criatividade, inovação e educação, por meio de oficinas de robótica, impressão 3D, Arduino, eletrônica e pensamento computacional. A proposta é estimular competências, como raciocínio lógico, trabalho em equipe, autonomia e resolução de problemas, desde a infância.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Klosouski, destacou que o programa busca aproximar as crianças do universo tecnológico e apresentar o espaço como um ambiente acessível à população. “O Férias com Inovação reúne crianças de 6 a 10 anos que, durante três semanas, vão participar de oficinas de robótica e impressão 3D. Nosso objetivo é disseminar a cultura da inovação e trazer as crianças para conhecerem esse novo espaço, que está disponível para a população de Guarapuava”, afirmou.
Nesta primeira atividade, os participantes conheceram a estrutura da Secretaria de Inovação, os profissionais que atuam no espaço e os equipamentos disponíveis. A programação incluiu ainda uma aula introdutória e a primeira dinâmica prática, com o uso de canetas 3D, proporcionando o primeiro contato das crianças com a tecnologia de impressão tridimensional.
O coordenador do projeto, Pedro Teles, explicou que o primeiro dia foi pensado para acolher os participantes e apresentar a proposta do programa. “Hoje as crianças vieram conhecer a Secretaria, entender como vai funcionar a colônia de férias e como tudo isso vai culminar no final do projeto. A ideia é descobrir a tecnologia junto com elas, de forma gradual e prática”, ressaltou.
Segundo o coordenador, as dinâmicas iniciais também permitem observar o desenvolvimento criativo dos participantes ao longo das semanas. “Aplicamos atividades voltadas à criatividade, como desenhos e o uso das canetas 3D. Vamos acompanhar como a percepção dessas crianças sobre a tecnologia evolui até o final do mês, especialmente com a introdução à impressão 3D no modelo FDM”, completou.
A experiência também agradou os participantes. Para Giovani Pilati, uma das crianças inscritas no programa, o primeiro dia superou as expectativas. “Eu achei que esse curso é realmente muito bom. Gostei bastante da experiência de fazer o desenho da impressora 3D e do ambiente, que é bem bonito e diferente. Até agora me surpreendeu bastante”, contou.
O Férias com Inovação segue até o fim de janeiro, com oficinas realizadas em sistema de rodízio entre robótica e impressão 3D, nos turnos da manhã e da tarde, proporcionando às crianças uma vivência prática e educativa no campo da tecnologia e da inovação.
(Com assessoria)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
EM QUEDAPreços de alimentos e bebidas caem pelo segundo mês consecutivo no Paraná; Guarapuava teve queda em hortaliças
Regionalmente, o IPR de dezembro registrou queda em sete dos nove municípios pesquisados
13/01/2026 12h02 -
QUALIDADECultivares desenvolvidas no Paraná são quase 40% das sementes de feijão do País
As cultivares desenvolvidas no Estado representaram 38,8% da safra de 2024/25 e de 2025/25
13/01/2026 11h17 -
ORIENTAÇÃO Prefeitura de Guarapuava orienta população sobre prevenção de doenças causadas por mosquitos; VEJA COMO CUIDAR!
Visitas técnicas, uso de armadilhas e orientações à população ajudam a prevenir dengue, zika e chikungunya
13/01/2026 10h50 -
EXPANDINDO MERCADOSGuarapuava lança unidade da Câmara de Comércio Brasil–China em evento no Cilla Tech Park
Proposta será apresentada em um café da manhã institucional no dia 27 de janeiro
13/01/2026 10h08 -
SAÚDEAnvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV
Sunlenca (lenacapavir) se torna nova ferramenta para PrEP
13/01/2026 09h07 -
VIOLÊNCIA CONTRA A MÃEIdosa de 77 anos é agredida pelo próprio filho em Guarapuava e caso expõe drama da violência doméstica
Violência familiar, drogas e ameaça com faca marcam ocorrência no bairro Primavera
13/01/2026 08h50


