Nessa terça feira (9 de maio), cerca de 70 professores, diretores e pedagogas da educação infantil participaram de uma sensibilização sobre o projeto do Sicredi “A União Faz a Vida”, no Sebrae, em Guarapuava.
O objetivo da sensibilização foi apresentar aos professores o projeto educacional desenvolvido pelo Sicredi, que visa formar cidadãos para a cooperação desde a infância, e que integra um programa maior da Prefeitura de Guarapuava, que é o Programa Municipal de Educação Empreendedora e Inovação, chamado de “Crer&Ser”.
“Temos trabalhado em todas as frentes da inovação, tecnologia e do empreendedorismo. Queremos levar para os nossos alunos da rede municipal de ensino um projeto de qualidade e que desperte ainda mais o interesse dessas crianças por essas áreas. Sabemos, que investir na educação e em projetos de empreendedorismo é pensar no futuro dos guarapuavanos”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Durante o encontro, os professores foram mobilizados para a implementação dos programas, puderam conhecer os princípios do cooperativismo e como aplicá-los em sala de aula, além de trocar experiências com outros profissionais da área e pensar coletivamente o futuro da educação do município.
O secretário de Educação, Pablo Almeida, comentou sobre a articulação entre o programa Crer&Ser junto aos outros projetos. “Com base nos projetos de empreendedorismo, educação financeira, inovação e tecnologia que implementamos ao longo dos últimos dois anos e cinco meses na gestão do prefeito Celso Góes, acreditamos que este programa irá abraçar todas essas iniciativas e unificá-las em um único projeto”, enfatizou o secretário.
O evento contou com a presença de representantes do Sicredi, que apresentaram os projetos e tiraram dúvidas dos participantes. Segundo os organizadores, a capacitação foi um sucesso e contribuiu para ampliar o conhecimento dos professores sobre o tema da educação financeira e cooperativa e, principalmente, para a formação dos futuros cidadãos guarapuavanos.
O QUE É O PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA?
O Programa “A União Faz a Vida” é uma iniciativa de responsabilidade social da Fundação Sicredi que busca promover o desenvolvimento local das comunidades brasileiras por meio da educação cooperativa. Criado em 1995, o programa utiliza uma metodologia que propõe o aprendizado baseado no desenvolvimento de projetos, com ênfase nas interações, interesses e curiosidades dos alunos, além da contextualização das áreas de conhecimento aos elementos da realidade local de cada município e região. Daí vem o slogan do projeto, que é “gente que pergunta cresce”.
Para alcançar esses objetivos, o programa forma professores dentro de uma metodologia específica e estimula a adoção de uma nova postura em sala de aula, com um olhar renovado sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A formação desses professores é realizada periodicamente, garantindo que eles tenham todo o suporte necessário para elaborar projetos que estejam alinhados com a proposta pedagógica do programa.
Ana Paula Werzel, chefe do Departamento de Educação Básica, destacou o papel dos educadores infantis nessa jornada.
“Muitas vezes, a sociedade não dá a devida importância à educação infantil, mas vocês que estão atuando diretamente na área sabem que se um aluno não passa por uma educação infantil de qualidade, não podemos esperar resultados satisfatórios no futuro. Por isso, é imprescindível que vocês não fiquem de fora dessa iniciativa, que é uma oportunidade única para aprimorar a educação empreendedora nas escolas municipais de Guarapuava”, disse.
O presidente da unidade Sicredi Planalto das Águas, que abrange Guarapuava, Fábio Peterlini, reafirmou o compromisso da cooperativa com a educação empreendedora e inovadora.
“O programa traz conceitos de cidadania e cooperação, como Pablo mencionou anteriormente. É como plantar uma semente na criança, e os impactos positivos durarão por anos. Hoje, estamos conversando com as diretoras e pedagogas, mas depois o programa chegará às equipes de professoras e, em seguida, aos alunos. Os alunos levarão esses conceitos para suas famílias, que impactarão a empresa onde trabalham. Assim, você pode ver a rede de impacto que o programa ‘União Faz a Vida’ tem. É por isso que falamos com tanto orgulho deste programa”, salientou.
Crer&Ser
O Programa Municipal de Educação Empreendedora e Inovação foi criado com o objetivo de aprimorar tanto os projetos já existentes como os novos da secretaria, seguindo os pilares do Referencial Curricular do Município. O programa se divide em dois pilares principais: EducaUp e InovaKids.
O EducaUp tem como propósito aprimorar as habilidades comportamentais (soft skills) e oferecer formações continuadas, enquanto o InovaKids será a base para todos os projetos de inovação da secretaria. Alguns desses projetos já existem, como o Guará Kids e o Cientista Kids, enquanto outros são novos, como o Guará Gamer e o InovaGestão.
“O programa não apenas servirá como uma plataforma para a exposição dos nossos projetos, mas também como base para o Prêmio Prefeito Empreendedor, incentivando outras cidades a reconhecer e valorizar o empreendedorismo local. Acreditamos, que esta iniciativa irá não só consolidar nossos projetos e conquistas, mas também inspirar outras cidades a seguir em frente e alcançar resultados positivos em suas próprias comunidades”, concluiu Pablo.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
SONHO REALIZADODe Guarapuava para a Europa: Rafael Junior realiza o sonho de dançar no Velho Continente
Esta conquista não é apenas um triunfo pessoal para Rafael Junior, mas um momento de orgulho e inspiração para todos que acompanham sua trajetória
16/09/2024 17h00 -
ALERTANo Paraná, estima-se que 110 mil pessoas convivem com a demência
O Alzheimer é a forma mais comum, responsável por 60% a 70% dos casos
16/09/2024 16h10 -
PARCERIADocente da Unicentro firma parceria para capacitar profissionais de saúde na atenção primária
O Projeto ECHO foi criado em 2003 pelo médico Sanjeev Arora, especialista em doenças hepáticas nos Estados Unidos
16/09/2024 15h30 -
SOLIDARIEDADEComunidade Bethânia pede ajuda financeira para manutenção em Guarapuava; veja como ajudar
Comunidade Bethânia na Diocese de Guarapuava foi fundada no ano 2000
16/09/2024 14h50 -
FLAGRANTEDois homens são presos por pesca predatória no Rio Xagu, em Rio Bonito do Iguaçu
Mais de 1.200 metros de redes foram apreendidas com os pescadores
16/09/2024 14h10 -
SOCORROProjeto obriga médicos a se identificarem em voos, para serem acionados em caso de emergência
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores
16/09/2024 13h30