Residência em Urgência e Emergência está com inscrições abertas

Especialização é exclusiva para profissionais da enfermagem

22/10/2020 14H44

O Programa de Residência em Urgência e Emergência, ofertado pela Unicentro, está com inscrições abertas para candidatos que desejam ingressar na turma 2021. De acordo com o coordenador do programa, professor Maicon Henrique Lentsck, a especialização é direcionada exclusivamente para enfermeiros e segue as diretrizes do SUS, que é o Sistema Único de Saúde, para atendimento de urgência e de emergência. “O objetivo principal é especializar os enfermeiros para atuar na assistência ao paciente que está em urgência e emergência, desenvolvendo então competências direcionadas para esse trabalho, que é interdisciplinar, por meio de uma assistência humanizada se baseado sempre nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde”, reforça.

Para a segunda turma do programa de especialização serão ofertadas três vagas, destinadas para enfermeiros graduados a partir do ano de 2016. O professor Maicon ainda explica que a residência, que tem duração de dois anos, contará com o desenvolvimento de atividades nos âmbitos pré-hospitalar – fixo e móvel-, e âmbito hospitalar. “No primeiro ano ela tem o foco principal no atendimento pré-hospitalar, sendo tanto fixo ou móvel, no caso o fixo são as urgências- UPA e Urgência -, e o móvel é o Samu. No segundo ano, o foco é nas urgências e emergências no âmbito hospitalar”, detalha Maicon.

As inscrições para o programa de residência seguem abertas até o dia quatro de novembro. Depois da homologação das inscrições, o processo de seleção conta com três fases. “A primeira fase é a da prova escrita, com questões gerais da enfermagem e da área da saúde pública, bem como conteúdos específicos da área de enfermagem em urgência e emergência. A segunda fase ela é classificatória. Ela consiste numa entrevista estruturada em que o candidato deverá responder com base em um estudo de caso clínico relacionado a enfermagem em urgência e emergência, e se completa essa fase com a análise do currículo documentado que ele deverá enviar no ato da inscrição”, lista.

O resultado final e a convocação para a matrícula estão previstos para novembro. As inscrições para o processo seletivo para residência em Urgência e Emergência são feitas exclusivamente pela internet. O edital com todas as informações está disponível no site www.unicentro.br/especializacao.

Deixe seu comentário:

Veja Mais