Saiba o porquê não se deve abandonar a natação no período de frio

Professor esclarece os benefícios da natação durante o frio

13/05/2021 14H54

O frio chegou e, com ele, chegam o desânimo, a friagem e a preguiça. Nesta época, os pais tiram os filhos das aulas de natação, os idosos não participam dos exercícios com medo de adoecer e os adultos, de maneira geral, nem querem saber de piscina. Esta situação ocorre porque a maioria das pessoas não tem conhecimento que praticar a natação no inverno traz os mesmos benefícios para a saúde que no verão e que também existem procedimentos para que as pessoas não fiquem expostas às doenças próprias dessa estação.

“A prática da natação durante o inverno tem os mesmos benefícios que as aulas de verão e hoje temos procedimentos para que as pessoas não fiquem expostas às doenças do inverno, tais como piscina aquecida, piscina coberta e algumas precauções ao terminar as aulas”, diz o professor Eduardo Piegues, da Tia Miriam Natação.

Segundo Eduardo, quem pensa assim comete um erro enorme porque o aluno tem de manter a regularidade dos treinos durante qualquer época do ano, mesmo no inverno. “A natação é um dos esportes mais completos que temos e os exercícios dentro da piscina são uma forma divertida, saudável e muito gostosa de ganhar saúde, além de transmitir uma sensação de prazer e bem-estar”, destaca. Ele explica ainda que quando o aluno interrompe os treinamentos, todos os resultados que ele conquistou até então, ficarão comprometidos pela inércia no inverno.

CONTROLE DE PESO

Para o professor, em atividades aquáticas, os exercícios dentro da piscina têm outros benefícios importantes como: controle de peso, melhora do condicionamento físico, estimula a circulação sanguínea, alivia dores nas costas, reduz o risco de diabetes, melhora o colesterol e a qualidade do sono, auxilia no tratamento do estresse e depressão além de minimizar problemas articulares como tendinite, artrite e artrose. “Por isso, as pessoas não devem abandonar a piscina durante o inverno, pois é justamente nesta época que todos nós comemos mais e reduzimos a prática de atividade física”, adverte.

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

Eduardo Piegues esclarece que as aulas de natação são ideais para aquelas pessoas que possuem problemas respiratórios, principalmente em épocas mais frias. “Existem estudos comprovados na prática que os exercícios constantes dentro da piscina não curam os problemas respiratórios, mas minimizam os sintomas e diminuem os intervalos entre as crises”, adverte. Ele diz ainda que durante o inverno, o ar fica mais seco e dificulta a respiração. “Você pode notar que os problemas de asma e bronquite se agravam e as crises são mais frequentes no inverno.” Ainda segundo o profissional, a natação melhora crises respiratórias porque trabalha os grupos musculares usados na respiração através de movimentos necessários para a execução dos nados, além de a umidade do ambiente facilitar o processo respiratório nesse período. “Estes exercícios coordenados são ótimos para o aparelho respiratório, melhorando o retorno venoso, importante para evitar resfriados, bronquite e asma”, explicou.

FORTALECIMENTO DOS MÚSCULOS

Outra questão destacada pelo professor, é que os exercícios dentro da água ajudam a perder gordura. “A natação ajuda e muito, o fortalecimento dos músculos do abdome, pernas, panturrilhas, costas, peitorais e braços”. Eduardo explica também que, pelo fato de a água ser 12 vezes mais densa do que o ar, o praticante tem maior dificuldade de locomoção no meio líquido devido à resistência causada pela água. “Isso melhora a capacidade de realização dos esforços que requerem maior força muscular, além de melhorar também a condição postural”, disse. “Por isso que, quem pratica natação, evita e diminui as dores nas costas”, afirmou o professor.

CUIDADOS

O único cuidado importante nessa época do ano é evitar o choque térmico, principalmente nas crianças, bebês e idosos. “ É imprescindível agasalhar-se para sair da piscina, retirar a roupa molhada, colocar roupa aquecida antes de voltar para casa. Tomado este cuidado, não abandone a água no inverno: torne-se aliado dela”,conclui Eduardo Piegues.

TIA MIRIAM NATAÇÃO

Aproveite o clima da estação e venha fazer parte deste time.

Maiores informações entrar em contato pelo telefone (42)3622-5241

O endereço é na Rua Almirante Dídio Costa nº 1480, Guarapuava.

CLIQUE AQUI e acompanhe o Facebook

Deixe seu comentário:

Veja Mais