Secretaria de Obras realiza limpeza nos lagos e reforça manutenção urbana em Guarapuava
Ação prepara espaços para o Dia do Trabalhador e inclui retirada de vegetação e revitalização das áreas
Foto: Secom
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Obras, realizou nessa terça-feira (14 de abril de 2026), uma ação de limpeza nos lagos da cidade. Os trabalhos começaram no Parque do Lago, seguiram para o Lago do bairro 2000 e seguem nos próximos dias na Lagoa Dourada e Lago do Mirante.
A limpeza é necessária devido ao excesso de vegetação na superfície da água, que compromete a estrutura e o aspecto dos lagos. Além da manutenção, a ação também acontece para preparar os espaços para as atividades do Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio.
De acordo com a secretária de Obras, Tatiane Nezi, objetivo é garantir que a população possa utilizar os espaços com mais segurança e conforto durante o evento, que contará com atividades como pescaria. Após a retirada da vegetação, também será realizada a revitalização da grama nos arredores dos lagos, já que o uso de máquinas pode causar danos ao terreno.
Todo o material retirado é destinado a uma empresa especializada, responsável pelo descarte adequado da vegetação.
A secretária destacou que o trabalho é feito com cuidado ambiental e acompanhamento técnico. Segundo ela, a retirada da vegetação é parcial e planejada, de modo a preservar o habitat de animais como patos e gansos que vivem nos lagos. “Realizamos esse processo em diálogo com a Secretaria de Meio Ambiente e o IAT, garantindo que a limpeza seja feita de forma consciente, preservando os animais e o equilíbrio do local”, afirmou.
A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população, especialmente no descarte correto de resíduos. Durante a limpeza, além da vegetação, também foi encontrado lixo nas proximidades dos lagos. A orientação é para que os frequentadores evitem jogar resíduos nos espaços e redobrem a atenção ao circular nas áreas próximas à água.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
VIOLÊNCIAMadrugada de terror em Guarapuava: mulher com faca invade casa e assalta morador
Suspeita fugiu e não foi localizada
19/04/2026 06h27 -
CONHECIMENTOSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava recebe DevParaná na Estrada 2026
Programação inclui palestras e workshops com foco em Inteligência Artificial e desenvolvimento de software
19/04/2026 06h18 -
LUTOÓbitos de hoje (19-domingo) registrados na Central de Triagem em Guarapuava
Nossos sentimentos às famílias enlutadas
19/04/2026 06h15 -
TRADIÇÃO E FÉ!Romaria do Divino percorre comunidades e reúne fiéis em Guarapuava neste domingo (19)
A romaria teve início no dia 29 de março e seguirá até o dia 17 de maio
18/04/2026 17h00 -
PARCERIAParceria entre Guarapuava e Pinhão garante reativação da ponte sobre o Rio São Jerônimo e fortalece desenvolvimento regional
Obra melhora o acesso entre os municípios, impulsiona o escoamento da produção e beneficia moradores da região rural
18/04/2026 16h10 -
ALERTA!Concessionária alerta para cuidados com a segurança em pontos de venda de pinhão nas rodovias
Para os motoristas, a orientação é a mesma: ao sentir vontade de consumir a semente típica do Paraná, optem por pontos regularizados, longe dos acostamentos.
18/04/2026 15h23

