STF reconhece licença de 180 dias para servidor federal pai solo
Pela lei, servidores têm direito à licença-paternidade de 5 dias
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (12 de maio) estender a licença-maternidade de 180 dias para pais solteiros servidores públicos federais.
O caso julgado foi específico e trata de um homem que é pai solteiro de gêmeos, frutos de fertilização artificial e de uma barriga de aluguel realizada nos Estados Unidos.
A questão chegou ao Supremo após o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recorrer da decisão da Justiça Federal que estendeu a licença-maternidade prevista na Lei 8.112/90 ao pai dos gêmeos, que é servidor do órgão.
Pela lei, servidores têm direito à licença-paternidade de 5 dias, mas o benefício vale para casos em que o pai e a mãe cuidam dos filhos. Por cuidar sozinho dos filhos, o servidor solicitou a equiparação com a licença-maternidade.
No julgamento, prevaleceu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, proferido na sessão de ontem (11). Segundo Moraes, é inconstitucional não estender a licença ao genitor monoparental. Para o ministro, a Constituição confere proteção integral à criança e garante isonomia de direitos entre o homem e a mulher.
O voto foi seguido pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e o presidente, Luiz Fux.
A decisão Corte vale somente para o caso julgado. No entanto, o entendimento definido sobre a questão deverá ser seguido em todos os processos semelhantes que tramitam no país.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
SELEÇÃO BRASILEIRA Tite convoca Léo Ortiz para jogos da seleção brasileira em junho
Zagueiro poderá atuar nos amistosos contra Japão e Coreia do Sul
17/05/2022 13h37 -
ONDA DE FRIOInmet monitora possível evolução de ciclone para tempestade Yakecan
Onde de frio continuará no centro-sul do Brasil, nos próximos dias
17/05/2022 13h25 -
Hospital Regional de Guarapuava vai passar por fiscalização do CREA-PR
Meta é verificar 50% dos hospitais públicos e privados do Paraná somente nos meses de maio e junho
17/05/2022 12h50 -
MUDANÇAGoverno muda tabela do preço do frete rodoviário de carga
Tabela foi elaborada em 2018, após a greve dos caminhoneiros
17/05/2022 12h01 -
DESENVOLVIMENTO URBANOParanacidade publica edital e divulga os 14 aprovados do último processo seletivo
Participaram do concurso 2,8 mil candidatos. Apenas o profissional aprovado em primeiro lugar para cada área, e que atendeu a todos os requisitos exigidos, será contratado
17/05/2022 11h28 -
ALERTACom a chegada do frio, Compagas alerta sobre cuidados com o uso de aquecedores
Aparelhos a gás precisam ser instalados em áreas de ventilação permanente e as manutenções devem ser conforme a orientação dos fabricantes ou a cada 12 meses
17/05/2022 11h16