Unicentro leva ciência aos bares de Guarapuava com a terceira edição do Pint of Science: CONFIRA OS LOCAIS E BORA PRO BAR!

Maior festival de divulgação científica do mundo acontece de 17 a 20 de maio com programação gratuita e aberta à comunidade

16/05/2026 08H50

Imagem ilustrativa

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), promove entre os dias 17 e 20 de maio a terceira edição do Pint of Science em Guarapuava. Reconhecido como o maior festival de divulgação científica do mundo, o evento leva pesquisadores e especialistas para bares da cidade com o intuito de popularizar a ciência.

A programação é gratuita e contará com debates sobre temas como violência contra a mulher, música e linguagem, saúde, pesquisa científica, cerveja, erva-mate e identidade regional. As atividades acontecem em diferentes estabelecimentos de Guarapuava e reúnem professores, pesquisadores, profissionais e representantes de projetos de extensão e iniciativas locais.

De acordo com o coordenador-geral do Pint of Science e diretor de Acordos de Cooperação e Mobilidade Internacional da Unicentro, Adriano Machado, as expectativas para a terceira edição são altas e visam a consolidação do evento na cidade. “Temos percebido uma adesão crescente da comunidade, à medida que as pessoas vão compreendendo cada vez mais a proposta do evento e se integrando como participantes, ouvintes, voluntários, colaboradores e também na equipe de organização”, afirma.

Segundo Adriano, o principal objetivo do evento é levar o conhecimento produzido na academia para espaços não formais, como bares e restaurantes, de forma acessível e dinâmica com temas desenvolvidos em instituições como a Unicentro e a UTFPR. “A Unicentro tem um papel fundamental nessa edição, atuando como coordenadora-geral do evento e contribuindo para o fortalecimento e a institucionalização da proposta no município e na região”, complementa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

- Dia 17/05 – 17h – Roots Rock Bar

Tema: Prevenção, proteção e enfrentamento à violência contra a mulher

Palestrantes:

- Valéria Monteiro: assistente social na UTFPR, coordenadora do projeto UTFeMENINAS e pesquisadora sobre gênero e mulheres nas engenharias

- Ana Claudia Silva Abreu: professora de Direito, especialista em Ciências Criminais e pesquisadora de feminicídio e violência de gênero

- Núcleo Numape Unicentro: equipe que atua na prevenção e intervenção em situações de violência doméstica e familiar

- Dia 18/05 – 19h30 – Pub Anônima

Tema: Voz, música, linguagem e espaços acústicos

Palestrantes:

- Rodrigo Scoczynski Ribeiro: professor da UTFPR com foco em acústica de edifícios, auditórios e conforto acústico

- Daiane Stoerberl da Cunha: professora de música e artes integradas, com foco em educação musical e práticas criativas

- Matheus Souza (Malok Films): publicitário e diretor criativo em produção audiovisual

- Paraná Fala Idiomas: karaokê interativo com o público

- Dia 19/05 –  19h30 – KM Bar e Restaurante

Tema: Saúde, pesquisa científica e cuidado humano

Palestrantes:

- Thalita Monteiro Obal: docente da UTFPR que pesquisa o uso de algoritmos e otimização matemática no planejamento da radioterapia

- Rafaela Rosa Ribeiro: bióloga e pesquisadora com foco em biologia celular e mecanismos de morte celular

- Gustavo Athayde Stockler: fisioterapeuta com experiência em terapia intensiva e fisioterapia cardiopulmonar

- Camila Rickli: fisioterapeuta intensivista e pesquisadora na área de nanociências e biociências

- Dia 20/05 – 19h30 – Cervejaria Irmandade

Tema: Erva-mate, cerveja, ciência e identidade regional

Palestrantes:

- Marcelo Cruz Mendes: professor de Agronomia especialista na qualidade da cevada para a produção de malte

- João Ronaldo Freitas de Oliveira: engenheiro agrônomo e produtor, abordando a importância econômica e ambiental da erva-mate.

- Flávia Panizzon Diniz: pesquisadora na área de hortaliças, discutindo o potencial hortícola de Guarapuava

- Dayana Lubian Jankowski: CEO da startup “E aí, bora?”, focada em inovações e novos usos para a erva-mate

- Marilei de Fátima Oliveira: professora da UTFPR que pesquisa o uso de extratos de erva-mate no setor de energia renovável

- Grupo Irmandade Cervejaria: representantes da cervejaria artesanal local, discutindo estilos de cerveja, técnicas de produção e experimentação com ingredientes regionais

(Por Milena Kammer, com supervisão de Giovani Ciquelero)


Veja Mais