UTFPR: Inscrições do vestibular 2024 vão até o dia 9 de abril; Guarapuava tem 162 vagas
As provas serão aplicadas no dia 19 de maio, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus
O vestibular de inverno da UTFPR segue com inscrições abertas até 09 de abril, por meio do Portal do Candidato com 162 vagas nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica e Sistemas para Internet. E um dos atrativos para quem busca uma formação na área no Campus Guarapuava é a empregabilidade.
A empregabilidade é um dos requisitos que o Campus mede para verificar a entrada dos formados no mercado de trabalho. Em 2023, uma pesquisa realizada com egressos dos quatro cursos oferecidos pela UTFPR em Guarapuava revelou que 95% estão atuando no mercado de trabalho. Já os outros 5% estão trabalhando na área acadêmica, em pesquisas em programas de pós-graduação stricto sensu, como mestrado e doutorado.
“Nossos quatro cursos de excelência conferem atendimento a diversas demandas do mercado profissional, daqueles que seguem carreira acadêmica, dos alunos que inovam, que empreendem, é um reflexo da qualidade dos nossos cursos com essa alta taxa de empregabilidade atendendo demandas da sociedade como um todo nas áreas de engenharia e sistemas para internet”, destacou o diretor geral do Campus Guarapuava, Marcelo Granza.
Outro dado interessante da pesquisa é a renda dos entrevistados. A maioria (37,2%) que está no mercado de trabalho ganha em média 4 a 7 salários mínimos, ou seja, uma renda que pode chegar a quase R$ 10 mil por mês. Outros 13,2% estão ganhando de 8 a 10 salários mínimos, um valor que pode chegar a R$ 14,1 mil todo o mês.
O Campus Guarapuava oferece 162 vagas nos seguintes cursos:
- Engenharia Civil (44 vagas)
- Engenharia Mecatrônica (44 vagas)
- Engenharia Mecânica (44 vagas)
- Sistemas para Internet (30 vagas)
Ao todo, os candidatos podem concorrer a 4.219 vagas em 106 cursos em 13 campi do Paraná, com ingresso no 2º período letivo deste ano.
Metade das vagas ofertadas no Vestibular é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com cotas específicas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas ou com deficiência e para quem tem renda familiar per capita de até um salário-mínimo.
Pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis para a realização das provas até 9 de abril.
Os candidatos podem escolher até dois cursos, um em primeira opção e outro em segunda. No caso de não aprovação em nenhuma das duas, ficarão automaticamente inscrito na lista de espera e continuará concorrendo nas chamadas seguintes.
O edital prevê a participação de treineiros, modalidade voltada a quem quer apenas testar os conhecimentos sem concorrer efetivamente às vagas ofertadas. Candidatos que não tenham a previsão de concluir o ensino médio antes do início do segundo semestre letivo devem obrigatoriamente se inscrever nesta modalidade.
AS PROVAS
As provas serão aplicadas no dia 19 de maio, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus. Serão realizadas duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões objetivas, e outra de redação em língua portuguesa. Mais informações podem ser encontradas no Espaço do Candidato, como o programa de provas, o manual de inscrição e o guia.
O ensalamento deve ser disponibilizado a partir de 13 de maio. A divulgação do resultado está prevista para o dia 2 de julho, com a publicação da lista de espera na data seguinte.
Para saber mais, acesse a página do Vestibular e confira o edital (CLIQUE AQUI).
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
SONHO REALIZADODe Guarapuava para a Europa: Rafael Junior realiza o sonho de dançar no Velho Continente
Esta conquista não é apenas um triunfo pessoal para Rafael Junior, mas um momento de orgulho e inspiração para todos que acompanham sua trajetória
16/09/2024 17h00 -
ALERTANo Paraná, estima-se que 110 mil pessoas convivem com a demência
O Alzheimer é a forma mais comum, responsável por 60% a 70% dos casos
16/09/2024 16h10 -
PARCERIADocente da Unicentro firma parceria para capacitar profissionais de saúde na atenção primária
O Projeto ECHO foi criado em 2003 pelo médico Sanjeev Arora, especialista em doenças hepáticas nos Estados Unidos
16/09/2024 15h30 -
SOLIDARIEDADEComunidade Bethânia pede ajuda financeira para manutenção em Guarapuava; veja como ajudar
Comunidade Bethânia na Diocese de Guarapuava foi fundada no ano 2000
16/09/2024 14h50 -
FLAGRANTEDois homens são presos por pesca predatória no Rio Xagu, em Rio Bonito do Iguaçu
Mais de 1.200 metros de redes foram apreendidas com os pescadores
16/09/2024 14h10 -
SOCORROProjeto obriga médicos a se identificarem em voos, para serem acionados em caso de emergência
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores
16/09/2024 13h30