Imagem ilustrativa
Em um mês, mais de 22 mil condutores paranaenses foram beneficiados com renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) finalizou nessa segunda-feira (12 de janeiro de 2026) o processo de sincronização com a plataforma da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e garante o selo “Bom Condutor” para quem não cometeu nenhuma infração nos últimos 12 meses. O selo é necessário para utilizar o benefício.
A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com as novas regras entrou em vigor em 10 de dezembro do ano passado. Quem obteve o selo “Bom Condutor”, e se encaixa nos critérios, teve a CNH renovada automaticamente. O processo já atendeu 26.669 paranaenses, sendo 22.477 com renovação da Carteira Nacional de Habilitação, dos quais 1.756 têm EAR (Exerce Atividade Remunerada) e 4.192 com a conversão da CNH provisória para definitiva, destes 785 com EAR.
“O processo de habilitação está passando por uma mudança de paradigma, uma verdadeira revolução que está barateando o serviço e reduzindo a carga burocrática. O Paraná tem sido vanguarda, trabalhando com celeridade para implementar as mudanças, mas sempre com serenidade e responsabilidade”, destacou Santin Roveda, presidente do Detran-PR.
Com o selo, condutores de até 70 anos têm direito à renovação automática da CNH, sem necessidade de agendamento, de realização de exames e pagamento de taxas. Para obter o selo, o condutor precisa aderir ao Cadastro Positivo no aplicativo CNH do Brasil. Para aqueles de 50 a 70 anos, será permitida apenas uma renovação automática. Maiores de 70 anos e pessoas que, por recomendação médica, já têm um prazo menor de renovação, terão que fazer o procedimento padrão com exame de aptidão física e mental (exame médico).
A nova regra, que também engloba condutores com CNH provisória, faz parte das mudanças no processo de habilitação de condutores a partir da publicação da Resolução 1.020/2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Mais informações AQUI.
Como a resolução entrou em vigor no dia 10 de dezembro, todos os condutores que iniciaram o processo de renovação e já pagaram as taxas dos exames e de emissão de CNH física podem entrar com um protocolo de pedido de restituição de valor pago no site do Detran-PR.
Somando as taxas de emissão de CNH, anteriormente exigidas na renovação e na conversão de provisória para definitiva, a taxa do exame de aptidão física e mental, necessário na renovação, e a taxa do exame psicológico, exigido para condutores com EAR, a economia é de R$ 7,7 milhões.
“É dinheiro no bolso da família paranaense, somado à redução do IPVA para o menor patamar do Brasil, ou seja, estamos trazendo alívio para as finanças e colocando esse dinheiro para circular onde deve, no comércio, no turismo, na cultura, na educação, gerando um ciclo virtuoso de emprego e renda”, finalizou Santin.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
EXPANDINDO MERCADOSGuarapuava lança unidade da Câmara de Comércio Brasil–China em evento no Cilla Tech Park
Proposta será apresentada em um café da manhã institucional no dia 27 de janeiro
13/01/2026 10h08 -
CULTURA NAS FÉRIAS Prefeitura de Guarapuava inicia programa "Férias com Inovação" para o público infantil
Projeto transforma o período de férias em uma experiência educativa, com oficinas práticas de robótica e impressão 3D
13/01/2026 09h41 -
SAÚDEAnvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV
Sunlenca (lenacapavir) se torna nova ferramenta para PrEP
13/01/2026 09h07 -
VIOLÊNCIA CONTRA A MÃEIdosa de 77 anos é agredida pelo próprio filho em Guarapuava e caso expõe drama da violência doméstica
Violência familiar, drogas e ameaça com faca marcam ocorrência no bairro Primavera
13/01/2026 08h50 -
ESTRATÉGIA Prefeitura de Guarapuava amplia estratégia de vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos
Jovens que nunca receberam a vacina podem procurar as unidades de saúde e o Centro Municipal de Imunização
13/01/2026 07h37 -
TECNOLOGIAMapeamento balístico da Polícia Científica amplia análises sobre ocorrências com armas
A Polícia Científica consegue dar suporte direto aos inquéritos e à abertura de novas linhas investigativas
13/01/2026 07h07

