Paraná é um dos estados selecionados para projeto-piloto de migração de insulina no SUS
Tecnologia amplia possibilidades terapêuticas para o tratamento de pacientes que vivem com diabetes melito

O Paraná recebeu nessa segunda-feira (2 de fevereiro de 2026) o primeiro lote com 16.828 unidades de canetas reutilizáveis de insulina Glargina, tecnologia que amplia as possibilidades terapêuticas para o tratamento de pacientes que vivem com diabetes melito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Estado foi selecionado pelo Ministério da Saúde (MS), ao lado de Amapá, Distrito Federal e Paraíba, para integrar o projeto-piloto da iniciativa, participando da fase de avaliação que deve identificar desafios logísticos e operacionais para a futura ampliação da estratégia em todo o território nacional.
Nesta nova etapa, o uso da insulina Glargina, já disponível no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para diabetes tipo 1, será ampliado. O tratamento contempla agora novos diagnósticos e a migração de pacientes que utilizam a NPH, conforme indicação e prescrição médica. O público atendido nesta fase inclui idosos com 80 anos ou mais (diabetes tipo 1 e 2) e crianças e adolescentes entre 2 e 17 anos (diabetes tipo 1).
"O Paraná se consolida mais uma vez como referência nacional em gestão e assistência. Ser escolhido para este projeto-piloto demonstra a confiança do Ministério da Saúde na nossa estrutura logística e na capacidade dos nossos profissionais. Estamos trabalhando para que essa transição ocorra de forma segura, garantindo que a nova tecnologia chegue na ponta e transforme o cotidiano de quem mais precisa", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
ESTRATÉGIA
A adoção desta nova estratégia pelo MS é uma resposta à escassez global das insulinas humanas, NPH e regular, registrada desde 2023. Para reduzir a vulnerabilidade do país e fortalecer a produção nacional, foi formalizada em abril de 2025 a Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de insulina Glargina.
O secretário explicou que a produção nacional trará mais estabilidade ao sistema. "A grande vantagem da fabricação nacional via PDP é garantir a soberania do nosso abastecimento. Hoje, dependemos de fabricantes internacionais e sofremos com algumas faltas pontuais que fogem ao nosso controle. Com a produção local, teremos um fluxo muito mais seguro e contínuo, assegurando que o paciente paranaense não sofra interrupções no seu tratamento por questões logísticas globais", afirmou.
CAPACITAÇÃO
Na última sexta-feira (30), a Sesa promoveu um treinamento técnico para profissionais dos 399 municípios paranaenses sobre o uso correto e a dispensação da nova caneta. Com a participação de mais de 600 profissionais, tanto presencial como online, a coordenadora-geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Priscilla Marys Limberger, ressaltou que a escolha do Estado se deu pela sua organização e experiência prévia com tecnologias semelhantes.
"O Paraná é um local estruturado que nos permite observar os principais desafios que serão enfrentados no restante do Brasil. Precisamos capacitar os profissionais que conduzirão esse processo, garantindo mais qualidade de vida para a população”, pontuou Priscilla.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
CULTURAGuarapuava conta com cinco delegados que irão representar a cidade no Teia Nacional de Pontos de Cultura
Representantes de diferentes segmentos culturais foram escolhidos durante o Teia/Fórum Cultura Viva Paraná 2026
03/02/2026 15h23 -
FÉ!Encontro da Juventude Estigmatina chega à 11ª edição e reúne jovens no fim de semana de Carnaval em Guarapuava
A proposta da Pastoral da Juventude Estigmatina (PJEst) vai além dos encontros formativos
03/02/2026 14h50 -
VERÃO MAIOR"Ama um maloqueiro": fenômenos do sertanejo, Hugo & Guilherme fecham o Verão Maior
A dupla consolidou espaço entre as atrações principais dos grandes eventos sertanejos do País
03/02/2026 14h10 -
PERIGO!ALERTA! Energisa alerta sobre riscos de acidentes elétricos durante serviços perto da rede de energia
Em 2025 foram 212 notificações de irregularidades na construção civil na área de atuação da Energisa Sul-Sudeste
03/02/2026 12h50 -
TRAMITANDOProposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
O projeto mantém remuneração e direitos; a Câmara dos Deputados está discutindo o assunto
03/02/2026 12h03 -
INVESTIMENTOSGoverno vai asfaltar ligação de 30 km da PR-364 entre Laranjal e Altamira do Paraná
O projeto geométrico realizado identificou oportunidades de melhoria e otimização do traçado
03/02/2026 11h23



