Unicentro promove 1º Simpósio de Proteção, Bem-Estar e Direito Animal
Evento propõe debates sobre maus-tratos, políticas públicas e o papel da universidade na causa animal

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está com inscrições abertas para o 1º Simpósio de Proteção, Bem-Estar e Direito Animal, que será realizado n esta sexta-feira (10 de abril de 2026), no Câmpus Cedeteg, em Guarapuava. A programação reúne representantes da universidade, forças de segurança pública, poder público, legislativo, pesquisadores, profissionais e membros da sociedade civil envolvidos com a causa animal. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com inscrição solidária mediante a doação de um quilo de ração na entrada. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de abril, por meio de formulário online.
O simpósio é promovido em parceria com o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Guarapuava, por meio da Comissão de Direito Animal, e a Sociedade de Proteção aos Animais de Guarapuava (Spag). A iniciativa também integra a campanha Abril Laranja, dedicada à prevenção e ao combate aos maus-tratos contra animais.
A organizadora do simpósio, procuradora Clarissa Domingos Dalmaz, define a universidade como agente transformadora e precursora de um movimento necessário na causa animal. “A proteção animal não pode mais depender apenas da boa vontade. Ela exige estrutura, legislação efetiva, mecanismos de controle, monitoramento e fiscalização. Exige atuação técnica comprometida e o envolvimento ativo da sociedade porque se trata de uma questão estrutural”, destaca.
Clarissa explica como a situação de crueldade contra os animais reforça que não é mais possível tratar essa questão como secundária. “Os animais são sujeitos de direito, seres sencientes, profundamente vulneráveis, e sua importância no mundo é tão grande quanto a sua fragilidade. São vidas inocentes, que dependem da nossa consciência para serem vistas, protegidas e respeitadas”, complementa.
Para o coordenador do Cetras, professor Rodrigo de Souza, o simpósio representa a consolidação de um diálogo essencial entre ciência, ética e legislação. Para ele, o evento é uma oportunidade de contribuir com uma perspectiva técnica e aplicada, além de integrar profissionais do Direito, da Medicina Veterinária e de outras áreas para a construção de políticas públicas eficazes. “Eventos como este fortalecem redes, promovem reflexão crítica e ampliam a capacidade de atuação conjunta frente aos desafios contemporâneos da proteção animal”, afirma.
A programação será dividida em três painéis temáticos. O primeiro abordará os maus-tratos, com discussões sobre casos concretos, o reconhecimento dos animais como sujeitos de direitos, políticas públicas municipais e medicina veterinária legal. Participam desse painel a médica veterinária e perita judiciária Vanessa Dallabrida, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e juiz federal Vicente Ataide Junior, e o delegado-chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Guilherme Luiz Dias.
O segundo painel tratará da teoria do elo, que relaciona maus-tratos a animais com a violência contra a mulher. A palestra será ministrada pela professora e advogada animalista Isabela Godoy Danesi.
Já o terceiro painel discutirá a proteção ambiental e o papel da universidade como agente transformador, abordando temas como cooperação, pesquisa, investigação, educação animalista e a atuação de ONGs, protetores independentes e do poder público. O painel contará com a participação do policial militar e cinotécnico Fernando França.
(Por Milena Kammer, com supervisão de Giovani Ciquelero)
Veja Mais
-
QUASE LÁ!Ponte de Guaratuba já está 100% pavimentada e começa a ganhar iluminação final
A 19 dias da entrega, obra também avança com a instalação dos sistemas de drenagem, segurança, pavimentação e calçamento em ambos os acessos
10/04/2026 11h17 -
RECONSTRUÇÃOCampo Real realiza ação em Rio Bonito do Iguaçu e auxilia famílias na reconstrução após desastre
A iniciativa reforça o compromisso da Campo Real com a transformação social por meio da educação, unindo ensino e extensão em ações que impactam diretamente a vida das pessoas
10/04/2026 10h50 -
AGRO COM VOZ DE MULHEREvento é lançado em Guarapuava com foco no protagonismo feminino rural
Encontro irá reunir 500 produtoras rurais no dia 10 de junho, na Cidade dos Lagos
10/04/2026 10h10 -
NO BOLSODe Guarapuava a Foz do Iguaçu: Nota Paraná de abril contempla todo o Estado
Ao todo, 100 participantes que solicitaram a inclusão do CPF na nota fiscal foram contemplados com o prêmio de R$ 1 mil do programa de cidadania fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefa) neste mês de abril
10/04/2026 09h50 -
OLHO NO PRAZOIPVA 2026: quarta parcela para placas 3 e 4 vence nesta sexta (10)
A multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 20% do valor do imposto
10/04/2026 09h07 -
FORA DE CIRCULAÇÃOGuarapuava: 40 kg de maconha são apreendidos em operação policial; homem foi preso em flagrante
Além da droga, foram apreendidos uma balança de precisão e dois celulares, itens comumente associados à atividade de tráfico
10/04/2026 08h50


