Unicentro sedia encontro da Itaipu Binacional para organizações sociais
A iniciativa da Itaipu, em parceria com a Caixa Econômica Federal, vai investir R$ 90 milhões no fortalecimento de organizações sociais

Na manhã dessa quinta-feira (29 de janeiro de 2026), o auditório do PDE, no câmpus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), recebeu um encontro com instituições sem fins lucrativos do núcleo da região central do Paraná interessadas em participar do Edital 01/26 Itaipu Mais que Energia – Fortalecimento das Organizações Sociais.
A reunião teve como objetivo apresentar e explicar de forma clara o regulamento do edital, suas normas e anexos, além de orientar as organizações quanto ao enquadramento das propostas, aos tipos de projetos que podem ser contemplados e aos prazos estabelecidos. Também foram esclarecidas dúvidas relacionadas à documentação exigida e ao correto preenchimento das informações, tanto no sistema quanto nos formulários necessários para esta fase do processo.
O engenheiro agrônomo na Divisão de Ação Ambiental de Itaipu, Lucas Matheus Hass, explica que a importância de reunir as instituições presencialmente, fortalece o vínculo entre a empresa e os seus possíveis parceiros. “O objetivo de ir ao território é exatamente para que as organizações possam vir, tirar suas dúvidas e ter um pouco desse contato humano, para que se sintam mais esclarecidas e consigam atingir o objetivo de preencher uma proposta da forma mais adequada possível, reduzindo os erros e, às vezes, até motivos de desclassificação por erro de preenchimento”, ressaltou.
A iniciativa da Itaipu Binacional, em parceria com a Caixa Econômica Federal, vai investir R$ 90 milhões no fortalecimento de organizações sociais, e está alinhado à missão da empresa de gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico sustentável no Brasil e no Paraguai.
Segundo a assessora do direção-geral da Itaipu, Zuleica Maccari, desde 2024, esses editais são lançados buscando contemplar os 399 municípios do Paraná e 35 municípios do Mato Grosso do Sul. “Na primeira parte do edital, referente ao período de 2024 a 2025, nós atingimos 1.020 instituições, mas ainda há muitas organizações que podem ser atendidas e que a Itaipu pode destinar recursos”.
Por meio do edital Itaipu Mais que Energia, a Itaipu busca apoiar ações e iniciativas com potencial de inovação, transformação social e ambiental, preservação do patrimônio histórico, cultural e turístico, além da promoção e do desenvolvimento de populações em situação de vulnerabilidade e risco social. As propostas também devem contribuir para a segurança hídrica, energética e para o desenvolvimento social.
O edital está estruturado em três eixos principais:
- Desenvolvimento comunitário;
- Produção sustentável;
- Saúde e bem-estar social.
Dentro desses eixos, são contempladas oito linhas de atuação: educação, esporte e cultura; gênero, raça e diversidade; economia solidária; bioeconomia, economia circular e inovação; segurança alimentar e agroindústria; promoção do bem-estar social comunitário; e promoção da saúde e do bem-estar social.
Podem concorrer ao edital: pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, legalmente constituídas, com sede e atuação na área de abrangência da Itaipu, como ONGs, fundações, associações e cooperativas. Mais informações disponíveis no edital.
(Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
PREVENÇÃO Ações do Janeiro Branco reforçam cuidado com a saúde mental dos servidores em Guarapuava
Atividades promovidas pela Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho incentivaram o bem-estar emocional no serviço público
30/01/2026 14h10 -
VERÃO MAIORVerão Maior Paraná: público madruga e garante lugar para show de Ana Castela no Litoral
A movimentação começou logo após o fim do show de Fernandinho, na noite dessa quinta-feira (29), e não parou mais
30/01/2026 13h23 -
TRAMITANDOComissão aprova cashback em faturas de luz e água para quem reciclar resíduos
Proposta envolve responsabilidade ambiental, economia circular e inclusão social
30/01/2026 12h02 -
RECOLHIMENTOAnvisa ordena o recolhimento de pó e glitter da Art Decor, utilizados em confeitaria
Origem e ingredientes desconhecidos são algumas das irregularidades apontadas na ação fiscal. Saiba mais
30/01/2026 11h23 -
ABRE E FECHA Confira como ficam os serviços públicos municipais no feriado da Padroeira de Guarapuava
Na próxima segunda (2), os serviços essenciais seguem em funcionamento, enquanto repartições públicas ajustam os horários no feriado
30/01/2026 10h50 -
TRADIÇÃONesta sexta (30) tem benção dos carros na Avenida Manoel Ribas, em Guarapuava
Novena da Padroeira Nossa Senhora de Belém chega ao 7º dia
30/01/2026 10h07



