Gastronomia e cervejarias movimentam mais de R$ 1 milhão na 1ª Festa da Cevada e do Malte

Em três dias de programação, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos Cidade dos Lagos

18/11/2025 16H09

A 1ª Festa Nacional da Cevada e do Malte celebrou a produção agrícola e industrial que projeta Guarapuava no cenário nacional, evidenciando os cervejeiros locais que transformam produtos em identidade cultural. Ao lado da Prefeitura, a Abrasel Regional Centro-Sul fortalece a engrenagem que une gastronomia, turismo e economia, transformando cada grande evento em motor do desenvolvimento regional.

Em três dias de programação, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos Cidade dos Lagos, movimentando mais de R$ 1 milhão na área gastronômica e gerou cerca de 500 empregos diretos e indiretos. “Esses números traduzem o que a Abrasel acredita e constrói: eventos que geram oportunidades, fortalecem negócios e posicionam Guarapuava como polo de desenvolvimento regional”, destaca o presidente da Abrasel Centro-Sul do Paraná, João Rogério Dal Santo. 

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, prestigiou o evento, percorreu os estandes e experimentou os sabores de Guarapuava. “O Governo do Estado criou o programa Paraná Mais Eventos, fortalecendo a parceria com a Abrasel em todo o Paraná e, é claro, também em Guarapuava, onde o presidente João tem se destacado. Parabéns a você, João, à sua diretoria e ao governo do prefeito Baitala”, afirmou. “Eu experimentei diversos sabores, inclusive produtos com malte, e digo que Guarapuava está no caminho certo ao agregar valor à produção”.

PARCERIAS SE FORTALECEM

A diretora executiva da Abrasel Centro-Sul, Patrícia Elias, destaca que a força do evento está nas parcerias que se unem para impulsionar o setor: poder público, empresas e empreendedores. Entre os parceiros desta edição, estão Show Ingresso, Stone e AiQFome. “Apoiar esses eventos significa fortalecer não apenas os expositores, mas toda a cadeia produtiva”.

A Stone, por exemplo, garantiu todas as máquinas do espaço Abrasel e um stand para atendimento full time dos associados Segundo Gabriela Albertoni, franqueada da Stone Guarapuava,  participar do evento foi muito importante para fortalecer as parcerias, estreitar os vínculos e poder mostrar para o mercado todo potencial de equipamentos e principalmente atendimento de qualidade. “Para nós, o evento foi um marco muito significativo do início de uma forte parceria com a Abrasel, estamos muito felizes de fazer parte de tudo isso”.

As histórias por trás dos sabores e rótulos que projetam Guarapuava

Os números impressionam, mas é nas histórias que a 1ª Festa Nacional da Cevada e do Malte revela sua verdadeira força. Por trás de cada rótulo premiado, prato servido ou café coado, existem famílias, memórias e talentos que transformam Guarapuava em um território de sabores. É nesse encontro entre tradição, criatividade e inovação que os associados da Abrasel mostram por que a cidade se consolida como referência gastronômica e cervejeira no Paraná.

A Cervejaria Irmandade, comandada pelos irmãos Ricardo, Leandro e Nana, celebra seis anos de trajetória. O que começou como hobby se tornou negócio e motivo de orgulho. “Este evento mostra ao Brasil o que vivemos no dia a dia: Guarapuava é um polo cervejeiro. Temos rótulos premiados pela qualidade e sabor”, destaca Nana. Entre eles, a Goiaba Sour, que virou assinatura da marca e uma das mais pedidas.

A presença da Abrasel nos grandes eventos revela sempre a pluralidade da gastronomia local, dos restaurantes tradicionais à produção familiar. A Cozinha Raiz, de Priscilla Ortiz Toledo e seu esposo, João Felipe, produtor de cebola, é uma dessas histórias. Associados há apenas dois meses, eles estrearam na festa apresentando geleias que unem técnica, memória afetiva e ingredientes locais. “Faço geleias como a minha avó fazia: pouco açúcar, sem conservantes e com pedaços grandes de fruta. A experiência é mastigar o sabor, sentir a textura. É isso que nos diferencia”, conta Priscilla. Entre os destaques, a geleia de vinho com pimenta e o caramelizado de cebola - encontro entre agricultura familiar, tradição e gastronomia contemporânea.

O espaço da Rekoá conquista primeiro pelo aroma, mas permanece na memória pela história que carrega. Criada por Michele Regina e Júlio César Cabral, a marca nasce do termo guarani tekoá, “o lugar onde se vive”. O casal adquire grãos de diversas regiões do Paraná, faz torrefação elétrica ( mais sustentável) e moagem e também embala.
E é nas embalagens que eles revelam outro diferencial: cada linha de café apresenta o nome do produtor e pequenas narrativas familiares. “Queremos que cada xícara conecte quem bebe a quem produz e traga algo sobre nossas famílias. É sobre reconhecer, honrar e valorizar”, explica Michele.

Para a festa, vários associados criaram produtos especialmente pensados para traduzir a essência do evento. O Cookie do Boleta ganhou uma versão com malte e gotas de chocolate, levando para a confeitaria o perfume e a personalidade do universo cervejeiro. A Agroindústria Oliveira, em parceria com a Hank Bier, apresentou um queijo colonial infusionado com cerveja strong dark - união perfeita entre agricultura familiar e inovação artesanal.

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais